sexta-feira, 15 de março de 2013

What´s the craic?





Por Adriana Galizi

“Fecha os olhos e imagina como você estará daqui a dez anos, se continuar levando essa vida”. Essa vida significava um emprego estável, amigos sinônimo de família, família próxima, sobrinha xodó e uma rotina repleta de amor e conforto.
Então por que me vi infeliz em 10 anos quando minha amiga pediu que eu fizesse a visualização? Foi tão forte que matou meu medo de que era tarde demais. De que não suportaria a saudade. De que aos 36 anos estava na hora de investir na carreira (sinônimo de ser adulta) e não numa fantasia.
E cá estou. Dublin. Histórica, chuvosa, amigável, bêbada, com seus mil pubs, e bêbada de história, com seu passado pagão e dominação britânica.
A cidade que me fez sentir desespero por estudar inglês no Brasil e descobrir que aqui se usa “what´s the craic?” ao invés do “how are you doing?” tão treinado em sala de aula.
O sotaque é um caso à parte. Quem entende esse inglês, acredite, entende qualquer um. Mas o sorriso, ah, isso é universal. Se perdeu e parou algum irlandês para pedir informação? Você poderá não entender uma palavra do que eles estão dizendo que tudo ficará bem. Eles irão te acompanhar até o lugar que você está procurando. Literalmente.
Aqui entendi o que é se sentir realmente sozinha e saber que dá pra conviver com isso. Descobri o que é patriotismo e como é possível adotar um novo país e ser duplamente patriótica. Descobri que dá para conhecer uma pessoa hoje e amanhã ser amiga íntima dela. Sim, ela provavelmente será brasileira. A capital do Brasil deveria ser alterada para Dublin J
Aprendi a não pedir desculpa por ser brasileira e sentir orgulho disso. Cresci 10 anos em cinco meses e aprendi que o que você faz para alcançar aquilo que deseja é tão bom quanto realmente alcança-lo.
Mais cinco meses e fará um ano que a minha amiga me fez a tal pergunta que me trouxe aqui. Ainda não descobri a resposta para o motivo que me fez largar tudo no Brasil mas definitivamente o que vejo quando fecho meus olhos não é mais infelicidade.







5 comentários:

  1. Lindo texto ...Forte, reconfortante e muito claro.
    Eu adorei.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Dri!!!


    Que satisfação ler isso!!!

    What´s the craic? Se alguém me perguntasse isso, eu provavelmente responderia com algo como: This Craic is MARVELLOUS! Hahahah

    E essas perguntas que algumas pessoas fazem sem intenção alguma, podem mover moinhos dentro de nós. GRAÇAS A DEUS que movem!!

    Nunca é tarde pra correr atrás dos sonhos e buscar felicidade. Quem busca SÓ realização profissional, acaba esquecendo que a vida não é só feita de trabalho, trabalho, dinheiro dinheiro. Passa por cima das coisas pequenas, que de fato, são as maiores fontes da nossa felicidade.

    E a gente definitivamente não leva nada dessa vida. Nem roupa, nem carro, nem título. Mas o sorriso no rosto com certeza sobe pra alma!

    Um beijo ENORMEEEEEEEEEEEEEEEE nessa cidadã de Dublin que eu gosto tanto.

    Mari

    ResponderExcluir
  3. Perdi o ar!!! Lindo texto Adri! Parabens!

    ResponderExcluir
  4. Essa sua amiga... Ela se emocionou ao ler o texto!!!!

    Um super beijo querida. Feliz, muito feliz por você!

    ResponderExcluir