segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Corrida e Caminhada



Por Fernanda Costa - Personal Trainer

Com a chegada do verão, muitas pessoas resolvem investir em uma modalidade aeróbica que elimine muitas calorias. E como a corrida pode ser praticada ao ar livre, sem a necessidade de comprar muitos equipamentos (além de um bom tênis), ela acaba sendo o esporte preferido de que quem quer secar as gorduras rapidinho.

 Algumas repostas a perguntas frenquentes de quem quer começar a correr e ainda não sabe como:

1) Quais são os maiores benefícios da corrida?
... A melhora no sistema cardio-vascular, sem dúvida, é o primeiro benefício a ser destacado, e na verdade é o diferencial. Emagrecimento, no caso de qualquer exercício aeróbico, também é um benefício que pode ser obtido.

2) Como começar a correr? É bom iniciar com a caminhada? Intercalar as duas coisas?
Vai depender da condição do "novo corredor". Se o indivíduo opta pela corrida partindo de um quadro de sedentarismo total temos uma situação, caso ele treine musculação, ou jogue futebol, ou qualquer outra atividade física regular, temos outras várias situações. Cada caso deverá ser analisado individualmente.
Há várias maneiras de se iniciar, seja qual for a condição do iniciante em corridas, o método intervalado tem mostrado bons efeitos e pode ser adaptado, por exemplo: 3x1 (corre 3 minutos, caminha rápido 1 minuto), 3x2, 4x1, 4x2, etc. É interessante ir aumentando o tempo de corrida antes da pausa caminhando. Se o indivíduo for sedentário total deve começar caminhando e ir introduzindo leves trotes também no esquema intervalado.

 3) Correr todos os dias é bom ou é melhor somente algumas vezes por semana?
Se for todo dia 15 minutos porque não? Na verdade depende do objetivo. Participar com a família ou namorada de provas como 10k é uma coisa, baixar o percentual de gordura é outra, correr a São Silvestre é uma terceira coisa. A única regra a todos é: quanto mais intenso for o treino maior deve ser o tempo de descanso.

 4) Qual a diferença entre correr na rua e na esteira?
Acima de tudo o ritmo. Na rua você impõe o ritmo. Na esteira ela impõe, então é possível ter certeza que o ritmo será exatamente aquele que foi programado, facilitando o controle da intensidade e do treinamento como um todo. Na rua, caso não esteja usando um frequencímetro (monitor cardíado), o controle do ritmo é mais complicado, além da interferência ambiental como os carros, aclives, semáforos, etc. Em um parque, com um frequencímetro e um personal pode-se ter um exercício bem controlado além de eficiente e prazeroso. De novo depende do objetivo.

Antes de inicia qualquer tipo de atividade, converse com um profissional qualificado, com certeza você só terá a ganhar!





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário