quinta-feira, 6 de junho de 2013

Dieta com 0% de gordura?



Por Erika Rodrigues - Nutricionista
www.erikar.com.br

Quem não lembra daquela propaganda mostrando uma barriga com o dizer: 0% de gordura? Obviamente que foram obrigados a tirar do ar por ser no mínimo absurdo. Sim, absurdo, pois não existe corpo com 0% de gordura.

Um corpo saudável necessita de gordura para hidratação da pele, cabelos viçosos e principalmente, para manutenção do organismo. Ela é uma fonte importante de energia em exercícios de longa duração, e assim como o carboidrato, a gordura é um combustivel importante para poupar a proteína que será utilizada na síntese de massa magra. Na ausência destes dois, o organismo se vê obrigado a utilizar proteína como fonte de energia e  aí, adeus músculos!

Outra função importante da gordura é a de proteger os órgãos internos. Sabia que até 4% da gordura interna tem efeito de escudo protetor do coração, fígado, baço, rins, cérebro e medula espinhal? Pois é, se esta é a função da gordura interna, saiba que a externa também tem um papel importante: isolamento térmico. Isso ajuda você a suportar melhor os dias frios.
Ainda não está convencido? Então vamos lá. Algumas vitaminas são lipossolúveis (A,D, E e K), ou seja, necessitam da gordura da dieta para serem absorvidas. Quando há uma redução significativa ou até mesmo restrição da gordura da dieta, estas vitaminas não conseguem ser transportadas para dentro das células e o indivíduo desenvolve o que chamamos de hipovitaminose. E não adianta achar que suplementos sintéticos vão te ajudar, é na alimentação que você encontra o nutriente e o que melhor o ajuda a ser absorvido.
Acredite, mas a gordura também é importante nas dietas de emagrecimento. Sim, ela ajuda no retardamento do esvaziamento gástrico que prolonga a  sensação de saciedade.
O problema não é a gordura dos alimentos, mas a escolha que você faz. Em uma dieta equilibrada, gorduras de boa qualidade não apenas são necessárias como bem-vindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário